O brasileiro e o Twitter

04jun09

onciinha mia Bom, sei que já ta manjado, mas achei uma pesquisa mega interessante sobre o perfil do brasileiro que é usuário do Twitter. Para quem não sabe do que eu estou falando, Twitter uma rede de microblogging que permite que pessoas se comuniquem por meio da troca instantânea de respostas, em até 140 caracteres, para uma simples pergunta: O que você está fazendo? Ele foi criado em 2006 em uma empresa de informática localizada em São Francisco. Seu idealizador ( thanks jack ;D) a princípio desenvolveu um projeto para ajudar sua empresa a se re-inventar. A premissa da rede social que conhecemos, foi um protótipo, baseado na web, que permitia que todos os colaboradores se comunicassem de maneira dinâmica ( tipo sms sab?) e sucinta respondendo a pergunta “ What are you doing?”. Então o projeto foi testado apenas com funcionários e familiares durante um tempo, e recebeu o nome “Twttr” , inspirado no Flickr e limitado aos cinco dígitos que as mensagens sms americanas permitiam.

Por volta dos 100 usuários (selecionados a dedo, é claro ;P) cada um já podia ter sua conta privada e deixá-la com a sua cara! O Twttr Beta foi lançado e a rede foi ampliada, porém só ganhou destaque mais tarde com o a criação do Twttr.com. Mesmo assim as pessoas ainda não faziam uso da rede por não entender seu real significado (para que raios as pessoas querem saber o eu estou fazendo?). O tempo passou e o Twitter assumiu o domínio que conhecemos hoje (www.twitter.com). Assim chegamos aos dias de hoje, a rede conta com cerca de 6 milhões de usuários e só perde para MySpace e Facebook em crescimento.

Então chegamos na pesquisa bacana, estima-se que existam mais de 110 mil usuários ativos do Twitter que escrevem em português, e o departamento de Presença Digital da Bullet fez um estudo com 3.268 brasileiros, usuários do Twitter, para traçar um perfil da galera que usa a rede, os pontos mais legais eu coloquei aqui para vocês verem:

  • “O usuário brasileiro padrão do Twitter são homens, jovens e adultos, na faixa etária de 21 á 30 anos.
  • São pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior ou já graduadas na universidade. (ai que orgulho da gente!)
  • Tendem a ser heavy users de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Eles utilizam a maioria das ferramentas sociais da web 2.0, como Orkut, Youtube, Facebook, Flickr, Last.fm, Google Reader.
  • Cerca de 65,9% criaram a conta entre 2008/2 e 2009/1 e 54,7% enviam até 10 mensagens para o microblogging diariamente. ( menos eu e a Ana que enviamos cerca de 200 posts por dia se estivermos inspiradas).
  • Costumam seguir amigos, pessoas as quais já acompanham e admiram o trabalho, conhecidos e pessoas com quem começam a conversar constantemente pelo Twitter, ou seja, autores de replies interessantes para eles. Ainda, a maioria dos “twitters” (cerca de 80%) responderam que seguem ou já seguiram perfis de agências de notícias, como jornais, revistas e portais.
  • Utilizam a ferramenta para acompanhar o que as pessoas estão comentando sobre os mais diversos assuntos, para se manter atualizados, trocar conteúdo e também manter contato com seus amigos. (cof cof, sim fazemos isso todo dia!)
  • Para os usuários, o Twitter também serve como uma forma de expressão, compartilham opiniões, críticas e seus pensamentos na ferramenta, mantendo conversações com outras pessoas da rede.
  • A conversação aberta (uhuuu o/) entre usuários é um dos pontos principais da ferramenta. Os internautas relataram que respondem a maioria dos replies que recebem e grande parte deles já fizeram novos amigos por meio da ferramenta. Quase 20% já conheceu pessoalmente alguém que teve um primeiro contato via Twitter e, ainda, a maioria dos que não conheceram os followers no mundo real, tem vontade de conhecer.
  • Cerca de 85% reconheceram que o Twitter realmente aproxima as pessoas (aqui, convenhamos, mil vezes melhor que o  Orkut que gera só dor de cabeça, sou suspeita para falar, assumo, odeio esse troço =P)
  • No campo da publicidade ( ^^ ) a maioria dos internautas acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde com relevância. “

Para quem não sabe o Onciinha também tem Twitter e todos estão mais que convidados para nos seguir xD. Além disso coloquei aqui alguns perfis interessantes que valem a pena!

http://twitter.com/onciinha – (sem comentários! *_*)

http://twitter.com/anathais – (perfil da Ana =D)

http://twitter.com/_Miah_ (meu perfil xD)

(Alguns blogs/ sites suuuper legais! )

http://twitter.com/capricho – Blog da Capricho

http://twitter.com/hojevouassimoff – Blog Hoje eu Vou Assim

http://twitter.com/02_neuroniof – Blog 02 Neorônios

http://twitter.com/rgvogue – Rg Vogue

http://twitter.com/bulledebeaute – Bulle de Beaute

http://twitter.com/melhoramigogay– Melhor Amigo Gay

http://twitter.com/oficinadeestilo – Oficina de Estilo

http://twitter.com/os_solteiros – Diário dos Solteiros

http://twitter.com/muitolegal – Blog Muito Legal

http://twitter.com/sedentario – Sedentário

(famooosos MARA)

http://twitter.com/TheEllenShow – Ellen DeGeneres

http://twitter.com/rafinhabastos – Rafinha Bastos

http://twitter.com/katyperry – Kate Perry

http://twitter.com/babygirlparis – Paris Hilton

http://twitter.com/mileycyrus – Miley Cyrus

Ai gente e tem tantos outros bacanas! Fuce a até encontrar gente bacana! É o que eu faço!

Anúncios


No Responses Yet to “O brasileiro e o Twitter”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: